BRANDING
ARQUÉTIPO
Os arquétipos de marca são modelos ou padrões de comportamento que representam características humanas universais, e são usados no branding para criar conexões emocionais entre uma marca e seu público-alvo.
Eles ajudam as marcas a desenvolver uma personalidade distinta e consistente, o que pode aumentar a identificação dos consumidores e a lealdade à marca. Cada arquétipo tem suas próprias características, valores e motivações associadas.
A seguir, o arquétipo coerente com a marca Dr. Joel Darte:
Sapiente
A dedicação aos estudos é o caminho desejado para absorver os saberes que deseja dominar. Valoriza a importância de transmitir o que aprende, pois tem consciência de que iniciativas compartilhadas se tornam maiores e mais sólidas. Curiosidade, análise, confiança.
Guru
Sendo uma grande referência no espaço em que se insere, acaba na colocação de maior referência para validação de ideias ou de condutas. Ao se deparar com o público, mantém sua postura distanciada e mostra que detém grandes ou transcendentes conhecimentos. Inspiração, carisma e motivação.
Combinados, o sábio e o guru oferecem uma abordagem holística do saber. Eles unem curiosidade, inspiração, análise, carisma, confiabilidade e motivação. Esses arquétipos juntos simbolizam uma BRAND PERSONA robusta para uma prática terapêutica científica e humanística, analítica e inspiradora, confiável e motivadora.
Dr. Joel é o mensageiro terapêutico de conhecimento e acolhimento, comprometido com a saúde mental e bem-estar da comunidade da qual faz parte.
TOM DE VOZ
Tom de voz é como uma marca se comunica e interage com seu público. Ter clareza sobre o tom de voz ajuda as empresas a se diferenciarem da concorrência e a comunicarem seus valores para seu público alvo.
Inclui não somente elementos textuais, mas também elementos da identidade visual, que devem ser utilizados em todos os formatos de conteúdo. Isso inclui e-mails, landing pages, anúncios, postagens nas redes sociais, blog, entre outros.
O tom de voz definido para as comunicações do Dr. Joel Darte é técnico, respeitoso, empático, confiável, motivador e didático. Este tom visa transmitir conhecimento especializado com clareza e respeito, ao mesmo tempo que conecta emocionalmente com o público e inspira confiança. A comunicação deve ser:
Técnico e Respeitoso
"Você não está sozinho nessa jornada. Entender suas emoções é o primeiro passo para um bem-estar pleno. Vamos juntos buscar o equilíbrio e a paz interior."
Características: Informativo, preciso, aborda temas complexos de forma acessível, mantendo sempre um tom respeitoso e acolhedor.
Empático e Confiável
"O diálogo entre pais e filhos é essencial para um ambiente familiar harmonioso. Reserve um tempo para ouvir e entender, promovendo uma conexão verdadeira e saudável."
Características: Conecta-se emocionalmente, transmite segurança e confiabilidade, mostrando compreensão e apoio às dificuldades dos pacientes.
Motivador e Didático
"A busca pelo autoconhecimento é um caminho de descobertas e crescimento. Não tenha medo de explorar quem você realmente é e abraçar sua verdadeira essência."
Características: Inspira e encoraja, educa de maneira envolvente, facilitando o entendimento e promovendo a ação positiva.
IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual é como uma marca se apresenta visualmente ao mundo. Inclui elementos como logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos, que ajudam a transmitir a personalidade, os valores e a mensagem da marca. É fundamental para criar uma imagem consistente e reconhecível, estabelecendo conexão com o público-alvo e diferenciando-a da concorrência.
O objetivo da criação de uma identidade visual é estabelecer uma representação visual consistente e única para uma marca, empresa ou organização. Isso visa transmitir seus valores, missão e personalidade de maneira clara e memorável, facilitando o reconhecimento e a conexão com seu público-alvo.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA MARCA
HUMANIDADE
CRESCIMENTO
PROFISSIONALISMO
ACOLHIMENTO
EXCELÊNCIA
CONCEITO
O holismo é o conceito interdisciplinar científico e filosófico que enfatiza a importância de compreender os sistemas e seus componentes em sua totalidade, ao invés de analisar isoladamente suas partes.
Esta perspectiva busca integrar diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, reconhecendo que as propriedades emergentes de um sistema complexo não podem ser totalmente compreendidas apenas pela soma de suas partes.
Na Saúde, o holismo é responsável pela concepção da união dos diferentes aspectos do bem-estar de um indivíduo, incluindo fatores físicos, mentais, emocionais e sociais. A perspectiva holística promove uma abordagem completa e eficaz no cuidado e tratamento, não observando o todo apenas como a soma das partes, mas como um sistema complexo e único.
BRAND PERSONA
Os arquétipos do Sábio e do Guru representam duas abordagens distintas, porém complementares em aspectos relacionados à busca pelo conhecimento, desenvolvimento espiritual próprio e do coletivo.
CURIOSIDADE - ANÁLISE - CONFIANÇA
O Sábio é curioso, analítico e confiável, buscando a verdade com uma abordagem metódica.
"Com o conhecimento, vem a cura."
INSPIRAÇÃO, CARISMA E MOTIVAÇÃO
O Guru inspira, motiva e transforma, guiando os outros com carisma e visão.
"Através da inspiração, vem a transformação."
Combinados, Sábio e Guru oferecem uma abordagem holística do saber e agir. Eles unem curiosidade, inspiração, análise, carisma, confiabilidade e motivação.
"Com o conhecimento e a inspiração, vem a cura e a transformação"
Esses arquétipos juntos simbolizam uma BRAND PERSONA robusta para uma prática terapêutica científica e humanística, analítica e inspiradora, confiável e motivadora.
Dr. Joel Darte é o mensageiro terapêutico de conhecimento e acolhimento, comprometido com a saúde mental e bem-estar da comunidade da qual faz parte.
PROPOSTA
Aplicação completa com símbolo, lettering e texto de apoio
Elementos da marca:
Cérebro
Atendimento humanizado
Árvore
(Representação conceitual dos elementos da marca)
FONTES DA MARCA
FONTE PRINCIPAL
Fonte tipo manuscrita, ideal para aplicações que chamem atenção e em textos curtos, como forma de detalhe gráfico.
Motterda
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
0123456789¿?¡!&@''""«»%*^#$£€¢/()[].,®©
FONTE SECUNDÁRIA
Fonte tipo moderna sem serifa, ideal para aplicações em textos longos, com uma boa qualidade de leitura e com variedades de aplicações.
Montserrat
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
0123456789¿?¡!&@''""«»%*^#$£€¢/()[].,®©
PALETA DE COR
CORES PRIMÁRIAS
Equilíbrio Esverdeado
CMYK: 83%, 26%, 59%, 7%
RGB: 29, 137, 121
HEX: #1d8979
Branco Esverdeado
CMYK: 56%, 14%, 40%, 0%
RGB: 119, 178, 164
HEX: #77b2a4
Verde Selva
CMYK: 83%, 25%, 60%, 7%
RGB: 29, 137, 119
HEX: #1d8977
CORES SECUNDÁRIAS
Turquesa Tranquilidade
CMYK: 74%, 0%, 58%, 0%
RGB: 35, 183, 144
HEX: #23b790
Verde Claro
CMYK: 56%, 14%, 40%, 0%
RGB: 119, 178, 164
HEX: #77b2a4
VALORES EMOCIONAIS DAS CORES
PROFUNDIDADE
EQUILÍBRIO
PAZ
TRANQUILIDADE
LEVEZA
IMERSÃO
APLICAÇÃO DE TEXTURAS
Sugestão de aplicar texturas leves e fluidas, que remetam sempre a elementos da natureza e tragam a sensação de acolhimento.
Texturas leves e fluidas inspiradas na natureza
APLICAÇÃO DE VETORES
Sugestão de usar como elementos em detalhes, a presença de vetores arredondados, ligados a leveza e bem-estar.
Vetores arredondados que transmitem leveza e bem-estar
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
Dr. Joel Darte
Médico especializado em psiquiatria
MENTAL
Aprenda a criar hábitos saudáveis
Atendimento humanizado e dedicado à você
MÉDICO - CUIDANDO DA SUA SAÚDE MENTAL
Dr. Joel Darte
Médico especializado em psiquiatria #bem-estar